Para um geólogo que conheça a evolução e desenvolvimento do globo terrestre ao longo da sua história fica estranho o assunto em pauta. Não há nenhum aquecimento global ocorrendo ou por ocorrer. Há, isso sim, desconhecimento do assunto, o que não é nenhuma novidade. As pessoas que disso cuidam, nota-se, não tem intimidade, mínima que seja, sobre o globo e seu funcionamento.
O assunto do “aquecimento global” apareceu na literatura cientifica a partir de “sentimentos” individuais relativas a ambientes restrito, onde, de fato, as temperaturas variam como é notório a qualquer tempo que possam as temperaturas serem medidas. O que não há é “aquecimento global”.
Não há aquecimento global, mínimo que seja, por motivo singelo: não existe mecanismo para materialização do fenômeno. A fonte de aquecimento da Terra é o Sol e nada indica que ele esteja brilhando mais do que sempre brilhou.
Dissemos acima, a fonte de aquecimento do globo terrestre é o Sol. A temperatura da superfície do planeta varia (mas não aumenta!), em função dos seguintes fatores inerentes ao próprio globo, conhecidos por qualquer estudante de Geologia:
-
- Os dois principais movimentos do globo no espaço;
- A inclinação do eixo de rotação do planeta;
- A curvatura da esfera do globo;
- A geografia da superfície da Terra.
Nenhum desses fatores pode ser modificado de maneira a aumentar ou diminuir o aquecimento do planeta. Principalmente pela interferência humana que é um fator meramente religioso.
CONSEQUÊNCIAS
O Brasil está quase em guerra com outros povos do mundo por ser culpado do inexistente aquecimento global da Terra e e do desmatamento da Amazônia, e tais crendices se refletem na economia, particularmente a brasileira. Veja estas figuras para entender o que é aquecimento e porque a temperatura da Terra varia.