O Petróleo é um agente poluidor! Quando se faz uma afirmativa ou mesmo uma pergunta como essa demonstra-se completo desconhecimento de dois assuntos ao mesmo tempo: petróleo e poluição. Ao vê-lo pela primeira vez, de cor escura, pegajoso, mal cheiroso etc., qualquer autoridade o classifica como tal.
Veja-se a ilustração onde aparecem os derivados obtidos do petróleo em “1930”.
Compare com a 2ª figura onde aparecem os derivados em “1970”.
E a 3ª figura onde, por pura imaginação, temos os derivados do petróleo obtidos hoje em dia.
O óleo preto, pegajoso e mal cheiroso que sai de um poço, depois de passar por uma refinaria e industrializado pela petroquímica, se desfaz em dezenas de componentes os quais serão usados para nosso alimento, conforto, trabalho, prazer e muitas outras necessidades. Observar o “arbusto” do petróleo setenta anos atrás, compare-o com o que era obtido há quarenta anos mostrado na segunda figura e finalmente com a terceira figura representativa das centenas de produtos obtidos atualmente com o óleo “poluidor, fedorento e pegajoso”.
O petróleo é a raiz da arvore. Não se pode gostar de produtos de beleza, alimentos, facilidade de transportes, conforto, luxo e beleza sem o óleo preto, mal cheiroso e “poluente”. Como alimentar a espécie humana, vegetais e animais? Como participar de uma reunião da COP (Conference of the Parties), sem petróleo? Será que os conferencistas e “ambientalistas” não conhecem a ligação entre o petróleo e a possibilidade de promover uma COP de qualquer ano e em qualquer parte do mundo?
Em resumo, combater o petróleo e acabar com o seu uso é o mesmo que cortar a raiz das arvores mostradas nas ilustrações e parar o que chamamos hoje de civilização do petróleo. É o mesmo que cometer um suicídio coletivo, levando consigo os inteligentes do grupo.
A mesma ideia pode ser representada de outra maneira tendo em conta agora a economia de qualquer país. Observe este esquema onde o petróleo não está incluído na parte superior da Administração Pública, mas, ao contrário é a base que sustenta todas as outras partes que constituem o estado.
Por essas razoes é que a nossa primeira frase faz sentido: os que dizem odiar o petróleo porque ele é poluidor é porque não têm a cultura mínima para falar sobre o assunto. As pessoas que promovem as reuniões da COP e seus governantes, precisam de leitura simples das publicações já em todas as fontes.